quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Novos usos para tecnologias conhecidas

É importante ser realista e entender que sempre temos o que aprender. Me digam agora: fazemos cursos de português periodicamente e sempre aprendemos alguma coisa, não é verdade? E olha que estudamos português desde pequenos. Imagine então o que podemos dizer sobre cursos de informática, algo que se transforma enquanto escrevo esse texto.

Estou falando isso porque ontem a empresa me mandou fazer um curso intitulado “Novas Tecnologias para Secretárias”. Fiquei imaginando as novidades que iriam surgir e me perguntando que utilidade elas teriam no meu trabalho e, mais ainda, quando chegariam aqui na empresa. Isso no fundo estava me desanimando um pouco pois estou cansada de ir a seminários, cursos que mostram um mundo que na maioria das vezes está muito distante do meu.

Mas, já no início do dia, compreendi que aquele dia seria bastante produtivo. Não estava conhecendo novas tecnologias e sim novas maneiras de usar as ferramentas/tecnologias. O objetivo do prof. Fernando Andrade era nos apresentar uma nova forma de trabalhar com os programas de uma maneira, simples, produtiva e eficaz.

Devo dizer, ainda, que o método usado pelo prof. Fernando Andrade, uma pessoa dinâmica, criativa e muito agradável, nos incentiva a entender a lógica dos programas, de forma a não termos que decorar comandos que fatalmente serão esquecidos e a saber como procurar o que queremos. E nos leva a constatar a veracidade da frase que diz “90% dos usuários de computador só usam 10% dos recursos dos principais programas”.

Percebi, também, que o tempo que temos para executar nossas tarefas diárias nem sempre permite que encontremos a forma mais rápida de executá-las. Chega a ser engraçado, por não ter tempo acabamos perdendo tempo!