quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ROMANCE - O FILME



“A palavra paixão quer dizer sofrimento: paixão de Cristo, por exemplo. Quem diz que está apaixonado diz que está sofrendo por amor e, o que é mais incrível, está gostando de sofrer. Nas histórias românticas, amar significa sofrer.”(Pedro)


Muito bom o novo filme de Guel Arraes - "Romance". Wagner Moura, Leticia Sabatella, Andréa Beltrao e Vladimir Brichta dão show de interpretação, como sempre. O filme não foi o que eu pensei que ia ver, nem erótico como sugeria a mídia depois de cenas isoladas veiculadas pela internet, nem uma comédia como de hábito nos trabalhos do diretor.
O filme fala sobre o amor e para isso ele usa a obra de Tristão e Isolda como ponto de partida para nos mostrar a estória que serviu de base para o amor romântico e sofredor. Mas faz também referências ao ciúme de Otelo; as palavras escritas, mas não ditas, do Cyrano de Bergerac; ao romance de Romeu e Julieta, a imagem do beijo perfeito de Klimt.
Além disso, usando atores que encenam uma peça e se apaixonam, mostra ainda a influência do trabalho na vida amorosa, a dificuldade de lidar com o estrelato e a exposição excessiva e a ambição disfarçada de amor.
E se isso tudo já estava ótimo, trazer essa estória para o sertão colocou a marca de Guel Arraes definitivamente no roteiro.
Excelente!

Nenhum comentário: